Fear Factors e Yo-Yo Girl Cop

Hic-A-Doo-La! Dessa vez não demorei tanto para a nova postagem, não? Esses dias tomei coragem para assistir a dois filmes asiáticos, que estavam na minha coleção há quase duas semanas: "Fear Factors" e "Yo-Yo Cop Girl". Gostei de ambos, o primeiro é de terror/mistério enquanto o segundo é ação/policial. Agora você pode estar se perguntando porque dois filmes aparentemente óbvios merecem destaque, portanto dêem as mãos, meus leitores, e caminhem pelas palavras seguintes para achar a resposta...

"Fear Factors", filmado em Honk Kong, conta duas histórias sem ligações entre si: "Subconscious" e "Crazy Anlysis". 
"Subconscious" conta a história de uma mulher que se vê presa em um quarto com um homem desacordado e com uma faca no estômago. Aos poucos a trama é revelada na perspectiva de todos os personagens envolvidos: logo sabemos que o homem esfaqueado é uma celebridade que foi sequestrada pelo irmão da mulher, a mesma acabou presa com seu inconsciente prisioneiro, enquanto esperava seu irmão retornar com suprimentos. Durante o sequestro, conhecemos duas pessoas que testemunharam o ato: uma delas viu o momento em que o rapaz foi pego pelos irmãos e, como seu celular ficou preso dentro do carro, reslve seguí-los à pé até o prédio abandonado, enquanto a outra testemunha estava dentro do prédio e os viu arrastando a vítima para dentro de um quarto. A partir dessa sequência de fatos um tanto fora de ordem as perguntas encontram as respostas, baseando-se sempre na ordem não cronológica, em fragmentos de memória. 
Minha mente está sempre aberta a todos os gêneros de filmes, principalmente quando é um bom suspense. Não vou dizer que o primeiro segmento de "Fear Factors" é uma obra-prima do mistério, mas vale a pena ser assistido, assim como a trama seguinte. Temos aqui uma história de sequestro bem realista, sem paranormalidade, sem espíritos vingativos, apenas uma parcela da merda que o ser humano é capaz de fazer quando está "no vermelho" ou sob pressão psicológica.
Agora, a segmento que conclui o longa, "Crazy Analysis", ganhou muito a minha atenção: Tin King, um açougueiro, ganha uma fábrica abandonada como herança devido a morte de um tio, mas precisa passar 3 dias no mesmo para receber a escritura de um advogado desconhecido. O nosso protagonista é avisado que o local é famoso por ser mal-assombrado, ele não liga e vai passar as noites no local. Ainda na primeira noite, Tin começa a ser assombrado por uma mulher de branco, o que o leva a correr como um maluco para a saída e, logo na porta, encontra um mendigo dormindo do lado de fora, os dois discutem e por algum motivo, nosso herói acorda na cozinha da fábrica, com o mendigo na mesa ao lado, comendo. Acho bom parar por aqui e comentar o que achei. Essa segunda parte, apesar da minha sinopse, é um pouco mais voltada a comédia, Tin Kin, ao ver a assombração, age como um desenho animado: levanta seus braços, grita "fantasma!" e começa a correr. As discussões com o mendigo também caem como um alívio cômico na trama. A primeira parte do filme não me prendeu tanto quanto essa, acredito que os mais observadores matem a charada logo em uma das cenas. Não esqueça, "Fear Factors" fala, ainda que superficialmente, sobre nossos medos ocultos, afinal, quantas pessoas adimitem que teriam medo de passar a noite em um lugar dito mal-assombrado?
"Fear Factors" é de 2007, dirigido por Albert Mak Kai-Kwong, Ally Wong Ka-Fai e Wang Tao-Nan.

"Yo-Yo Girl Cop" é o tipo de filme que não funcionaria nas nossas terras de jeito nenhum, mas nem por é um filme ruim. Asamiya Saki é uma delinquente que, para libertar sua mãe da prisão, se vê forçada a ajudar a polícia, desvendarndo um caso ligado a um possível ataque terrorista que ocorrerá em Shibuya, organizado por um grupo infiltrado na escola local. Esse grupo usa como "homem-bomba" qualquer aluno que sofra de bullyng. Onde o iô-iô entra nisso? Ele é uma arma e ao mesmo tempo um distintivo da agente especial infiltrada. Somos acostumados a nos afastar de filmes que ação que tenham objetos estranhos como arma, principalmente quando é japonês. Como já falei, sempre dou chances a qualquer tipo de filme que pareça interessante ou curioso ao meu ver. "Yo-Yo Girl Cop" ("Sukeban Deka: Kôdo Nêmu/Asamiya Saki" hehehe, esse é o nome original mesmo) tem uma boa história, contada aos poucos sem ser massante. Destaque máximo para as boas lutas, elas empolgam e são o grande atrativo, mas não espere tão cedo o iô-iô entrar em ação: a agente, usando suas próprias palavras, "desce a porrada" na mão mesmo. O longa mais parece um anime em live action, ou um tokusatsu (séries como "Jiban", "Winspector" etc.), por conta de poses um tanto inúteis, assim como algumas atuações, que podem afastar quem não está acostumado a assistir coisas do gênero. Destaque também para o olhar "vou-te-matar" da protagonista.
"Yo-Yo Girl Cop"é de 2006, dirigido por Kenta Fukasaku.

Nenhum comentário: